Os moradores de Cachoeiro de Itapemirim têm oportunidades de qualificação profissional na área de produção cultural. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), parceria entre a prefeitura e o governo federal, oferece 80 vagas para cursos gratuitos de eletricista de audiovisual, iluminador cênico, modelista e costureiro industrial do vestuário.
As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (11), na Secretaria Municipal de Cultura, das 7h às 13h. As aulas terão início no dia 18 de novembro, no Senai, no bairro Gilberto Machado, e serão realizadas das 18h às 22h.
“A oferta desses cursos é muito importante, porque há carência de profissionais nessas áreas no município. Precisamos de técnicos qualificados”, ressalta a secretária municipal de Cultura, Joana D’Arck Caetano.
Para fazer inscrição, é preciso ter a escolaridade mínima exigida para os cursos (ver abaixo) e apresentar cópias simples do CPF, carteira de trabalho, número de inscrição social (NIS) ou Programa de Integração Social (PIS), comprovante de escolaridade e de residência.
Mais sobre os cursos
Costureiro industrial do vestuário – 20 vagas
Opera máquinas de costura industrial, costurando peças de vestuário sob tabela de medidas, trabalhando sob a supervisão técnica, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Escolaridade: Ensino Fundamental II Incompleto
Carga horária: 200 horas
Eletricista de audiovisual – 20 vagas
Monta e opera sistemas de iluminação em ambientes abertos e fechados, realiza serviços em rede de distribuição de energia elétrica, opera equipamentos e coordena processos e equipes de trabalho seguindo normas técnicas de qualidade, segurança, higiene e saúde, obedecendo a legislação específica.
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Carga horária: 200 horas
Iluminador cênico – 20 vagas
Executa projetos de iluminação cênica, para teatros e demais espaços culturais, incluindo áreas internas e externas.
Escolaridade: Ensino Médio Completo
Carga horária: 160 horas
Modelista – 20 vagas
Modela peças do vestuário, considerando a estrutura, caimento e sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas na ficha técnica para elaboração de moldes.
Escolaridade: Ensino Fundamental II Incompleto
Carga horária: 160 horas