Começou nesta quarta-feira (20) a programação em alusão à Semana da Consciência Negra com apoio da prefeitura em Cachoeiro de Itapemirim.

As ações são promovidas pelas secretarias municipais de Cultura, de Educação e de Desenvolvimento Social e parceiros, entidades como o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), do qual Manoel é presidente; e a Associação Cultural e Educacional de Capoeira Filhos da Princesa do Sul.

Nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), tem a oficina Confecção de Máscaras Africanas, na escola municipal Monteiro Lobato, no bairro Alto União, sempre das 8h às 11h. No segundo dia, tem aula também à tarde, das 13h às 17h. A oficina é ministrada pela artista Ivanélia Lins.

Também na sexta-feira, começa na praça Jerônimo Monteiro, centro, o evento de Batizado e Troca de Cordas do grupo Filhos da Princesa do Sul, que segue na quadra do Liceu Muniz Freire, até domingo (24), com apresentação de aerocapoeira, às 8h30.

No dia de abertura, tem roda de capoeira e apresentação dos grupos, às 19h. No sábado (23), das 9h ao meio-dia, tem aulão de Maculelê e de Puxada de Rede. Das 14h às 17h, curso de capoeira Angola, com o grupo mineiro Expressão e Arte.

Sábado tem, ainda, missa afro, às 19h, na quadra da escola municipal Athayr Cagnin, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Nas escolas municipais, vêm sendo promovidos nesta segunda quinzena de novembro debates sobre formas de efetivação e desenvolvimento de atividades com base na lei federal 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino do país.

E está prevista pelo Compir, para o próximo dia 29, uma caminhada em alusão à luta contra o extermínio da juventude negra e pelo espaço da juventude negra no mercado de trabalho. A atividade terá parceria do Conselho Municipal da Juventude.