Começa hoje (9) a programação de Natal em Cachoeiro de Itapemirim. Na abertura, às 19h, será inaugurada a decoração natalina na praça Jerônimo Monteiro, que conta com iluminação das palmeiras e do edifício Bernardino Monteiro, além de presépio em tamanho real, feito com peças construídas por detentos que participam de projetos de ressocialização. A Charola de São Sebastião de Burarama se apresentará, na ocasião.

Na terça-feira (10), a atração é o musical “Mais que Canções”, preparado pelos alunos da escola municipal Athayr Cagnin que participam do programa Mais Educação, de ensino em tempo integral. A partir das 19h, os estudantes vão apresentar clássicos da MPB e canções natalinas na escadaria do Bernardino Monteiro.

O centenário edifício, que é sede da prefeitura, também vai abrigar a apresentação da Orquestra Sinfônica do Sul do Estado do Espírito Santo (Osses), na quarta-feira (11), às 19h. Cerca de 150 crianças vão mostrar seus talentos das janelas do prédio. A orquestra é formada por alunos da escola de música “Tocando em Frente”, iniciativa do projeto Casa Verde apoiada pelo Criança Esperança.

Na quinta (12), às 18h, será a vez do colégio Cristo Rei apresentar cantata na escadaria do prédio. Para a sexta-feira (13), está programado um encontro de grupos de Folias de Reis do município no presépio da praça Jerônimo Monteiro, a partir das 19h.

A programação conta, ainda, com a quarta edição do Festival de Leituras Dramáticas Capixabas. No sábado (14), a partir das 10h, o projeto, aprovado em edital da Secretaria de Cultura do Estado, coloca artistas da dança e do teatro em contato direto com o público, em plena praça. Os bailarinos Jeremias Schaydegger e Felipe Mourad, alunos da Escola de Teatro Darlene Glória e atores do Circo Teatro Capixaba participam da iniciativa.