A municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), será tema de seminário em Cachoeiro de Itapemirim no próximo dia 18. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas (Faccaci), em Morro Grande, e contará com a participação de representantes de 30 municípios da região Sul do Estado.

O propósito do encontro é debater as ações necessárias ao cumprimento dos oito objetivos que a ONU, no ano 2000, definiu como prioritários para tornar o mundo socialmente mais justo.

A programação contará com palestra com representante da Secretaria-Geral da Presidência da República e grupos de estudos para discussão de cada uma das metas, que precisam ser alcançadas até 2015.

“Queremos envolver a sociedade no cumprimento dos Objetivos do Milênio. A partir do momento que a sociedade toma conhecimento da importância desses objetivos, ela ajuda o poder público nas ações, fiscalizando, apoiando projetos sociais, mobilizando lideranças sociais e apontando caminhos a serem perseguidos para que o Brasil cumpra todos os objetivos”, afirma a coordenadora municipal dos ODM, Júlia Mesquita.

Quem quiser participar do seminário, que é aberto ao público, precisa se inscrever até sexta-feira (13). Basta entrar em contato pelo telefone 3522-0114 ou pelo e-mail odmcachoeiro@outlook.com. As vagas são limitadas.

O evento é uma iniciativa da Secretaria Geral da Presidência da República (SG/PR), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MMCS), do Governo do Estado do Espírito Santo, da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), do Núcleo Estadual dos Objetivos do Milênio (ODM/ES) e da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Preparação para o evento
Na tarde desta quinta-feira (05), a prefeitura de Cachoeiro realizou uma capacitação com os facilitadores dos grupos que vão debater os Objetivos do Milênio durante o seminário. O treinamento foi ministrado pelos integrantes da coordenação estadual dos ODM, Denice Silva Gonçalves e Silas Santos Vieira.

Saiba mais
Ao analisar os maiores problemas da humanidade, a ONU reuniu, em 2000, representantes de 191 países e estabeleceu como prioritários oito objetivos a serem alcançados pelos países em desenvolvimento, chamando-os de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Até 2015, prazo fixado para alcance das metas, todos os 191 estados-membros, dentre eles o Brasil, têm este compromisso, assumido conjuntamente. Por isso, o Brasil tem focado no trabalho de incentivar a municipalização desses objetivos.

Os objetivos
1 – Acabar com a fome e com a miséria;
2 – Educação Básica de qualidade para todos;
3 – Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
4 – Reduzir a mortalidade infantil;
5 – Melhorar a saúde das gestantes;
6 – Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
7 – Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8 – Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento