A mostra “O Encantado: pinturas, desenhos e objetos de Attilio Colnago” entra em cartaz nesta quinta-feira (28) na Sala Levino Fanzeres, em Cachoeiro de Itapemirim. São 25 trabalhos assinados por Colnago, que, além de artista plástico, é restaurador e professor do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A abertura será às 19h, e a entrada é franca.

O objetivo da mostra é apresentar ao público um apanhado da produção do artista nos últimos 30 anos. Foram reunidas pinturas e desenhos feitos com diferentes recursos técnicos. As principais referências de Atillio são os estilos renascentista, barroco e contemporâneo. Figuras femininas, autorretratos e representações de São Sebastião são recorrentes em suas obras.

Cachoeiro é o primeiro município a receber a exposição, aprovada neste ano no edital de seleção de mostra de artes visuais para itinerância, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Outras quatro cidades serão visitadas.

“É um privilégio para nossa cidade receber os trabalhos desse grande artista, que ajudou a construir a história das artes plásticas no Espírito Santo. Será de uma contribuição inestimável para o trabalho de formação de público para as artes visuais que temos feito a partir das atividades na Sala Levino Fanzeres”, afirma a secretária municipal de Cultura, Joana D’arck Caetano.

A mostra pode ser visitada até o dia 5 de janeiro, de segunda a sexta-feira (exceto nos feriados), das 7h às 13h. Também estão sendo programadas ações educativas voltadas a professores e ao público interessado em aprender sobre o universo do desenho e da pintura. A Sala Levino Fanzeres fica no térreo do edifício Bernardino Monteiro, 28, Centro.