Com atividades em três espaços culturais públicos, Cachoeiro de Itapemirim participa nesta semana da 7ª Primavera dos Museus, ação que mobiliza instituições museológicas de todo o País para que desenvolvam programações especiais no início da estação das flores. “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira” é o tema desta edição.

Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a programação é gratuita. A primeira atividade será realizada nesta quarta-feira (25), na Casa de Cultura Roberto Carlos, no bairro Recanto. No local onde viveu um dos maiores ídolos da música popular brasileira, a atração é musical. A banda Na Estrada apresenta canções que misturam congo e reggae a partir das 19h.

Na quinta-feira (26), as atividades vão se concentrar no Centro Cultural Mestre Salatiel, também no Recanto. A partir das 19h, haverá abertura de exposição de instrumentos musicais da cultura popular, exibição de vídeo e apresentações de capoeira e samba de roda.

O Museu Ferroviário Domingos Lage, no bairro Guandu, recebe os eventos de sexta-feira (27). Serão realizados no local palestra sobre a importância da cultura negra e oficinas de confecção de máscaras de folias de reis com a participação de alunos de escolas municipais.

“Essa ação, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus, têm garantido aos espaços culturais participantes resultados muito importantes, como o aumento da visitação, maior envolvimento da comunidade, fortalecimento da imagem do museu e o aumento de sua visibilidade”, destaca a secretária municipal de Cultura, Joana D’Arck Caetano.

Programação

Quarta-feira (25), às 19h
Apresentação da banda Na Estrada
Local: Casa de Cultura Roberto Carlos

Quinta-feira (26), às 19h
Abertura da exposição “Sons da Primavera”
Exibição do vídeo “A Escravidão no Brasil em Fatos Reais”
Apresentação de capoeira com o grupo Filhos da Princesa do Sul
Apresentação de grupo de samba de roda com o mestre Falcão
Local: Centro Cultural Mestre Salatiel

Sexta-feira (27), das 8h às 11h e das 13h às 17h
Palestra “A Cor da Cultura”, com a professora Elaine Cristina Rangel (Ceafro)
Oficina de máscaras de folia de reis, para alunos da escola municipal Maria Stael, bairro Village da Luz
Oficina de máscaras de folia de reis, para alunos da escola municipal Mari das Dores Pinheiro Amaral, bairro Elpidio Volpini (Valão)
Local: Museu Ferroviário Domingos Lage