Está aberta a agenda 2014 da Praça da Ciência de Cachoeiro de Itapemirim. Os professores interessados em levar seus alunos ao local, para aprender, na prática e de forma divertida, questões relacionadas à Química e à Física já podem marcar um horário para a visita, que é gratuita.

Entre os atrativos, estão equipamentos como Fogão Solar, Atrito Zero, Sombra Congelada, Sombra Colorida, Poço Infinito, Buraco Negro, Elevador Humano, Imã Flutuante, Teste de Nervos, Pilha Humana, Gyrotec. Todos têm como objetivo simular conceitos científicos para tornar mais fácil o aprendizado dos alunos.

As visitas são conduzidas por monitores, que explicam os fenômenos produzidos pelos 23 equipamentos. Estagiários dos cursos de Física e Química do Centro Universitário São Camilo também dão suporte quando o espaço recebe turmas numerosas.

“Os estudantes se sentem atraídos, entusiasmados, porque, muitas vezes, sabem o conteúdo, mas quando veem, na prática, ficam bem mais interessados. Muitos deles têm dificuldade, mas quando têm oportunidade de visualizar os fenômenos, assimilam melhor”, conta a monitora Lidiane Machado.

A Praça fica no Museu de Ciência e Tecnologia, no bairro Independência (Rua Moreira). Está aberta à visitação pública desde que foi inaugurada, em outubro de 2013, a partir de parceria com a Samarco. De lá para cá, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que administra o espaço, estima que já tenha recebido cerca de 700 pessoas, incluindo estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Cachoeiro e cidades vizinhas.

As visitas podem ser agendadas para o período das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 3155-5365 ou pelo e-mail semdec.lidiane.souza@cachoeiro.es.gov.br. A partir de março, o espaço será aberto também no período vespertino (até às 17h).